top of page

EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA

Para esta experimentação artística foi criado um desdobramento da pesquisa em processo que viemos desenvolvendo em torno do tema “Universo Diverso”.

 

Para relatar esse processo de composição musical, no lugar de analisar o poema, iremos analisar a relação de cada fruta e seu respectivo jogo musical interativo a partir dos seguintes pontos:

 

Características da fruta

Características do som

Dinâmicas musicais

Para selecionar as frutas que seriam protagonistas dos jogos musicais e ponto de partida para os exercícios de criação, nós optamos por iniciar cada processo de composição com uma dinâmica de jogo ou brincadeira. A ideia é que essa dinâmica pudesse aflorar a nossa percepção sobre as frutas e consequentemente a nossa imaginação.

1 (1).png

_________________________________________________________________________________________________

2 (1).png

MÚSICA:

"Amora Já vai começar"

Data de publicação: 01/10/2024

“Amora - Já Vai Começar” é o título do primeiro jogo musical interativo deste projeto que vamos detalhar o processo de criação artística. 

 

CARACTERÍSTICA DA FRUTA

Para escolha das frutas Amora e Jabuticaba como tema do jogo musical, foi feita a seguinte dinâmica: cada artista pesquisador anotou o nome de cinco frutas em um papel, dobrou e colocou em um recipiente. Os papeis foram embaralhados e cada artista pesquisador sorteou um para si. Sem revelar ao outro a fruta anotada no papel que foi sorteado, cada artista pesquisador teve que adivinhar a fruta de seu colega fazendo perguntas sobre a sua característica e buscando acrescentar camadas de subjetividade ao jogo de adivinhação.

 

Resultado da Dinâmica: 

 

Amora: 

vermelha ou preta 

pequena 

cheia de textura 

frágil

doce 

levemente ácida

sua árvore é de porte médio

esparrama 

uma fruta que pinta 

se fosse um ser Humano seria uma criança 

se fosse um som seria o de um carrilhão

se fosse um objeto seria um lápis de cor  

 

CARACTERÍSTICAS DO SOM

As principais características do som são altura, intensidade e timbre. 

De forma simplificada podemos definir a altura como sons agudos e graves, a intensidade como sons fortes e fracos e o timbre como uma identidade sonora, a característica principal de um som específico. 

Após definir as frutas do primeiro jogo musical a ser criado, partimos para o processo de relacionar as características da fruta às características do som, buscando acrescentar outras camadas de subjetividade nessa relação. 

 

Se a Amora Fosse um Som:

Com relação a Altura: Seria um som agudo, pois é frágil e pequena, sua árvore é de porte médio e é uma fruta que esparrama.  

Com relação a Intensidade: Seria um som forte pois sua cor é vermelha ou preta e ela é uma fruta que pinta. 

Com relação ao Timbre: Seria um som semelhante ao som do carrilhão, pois é uma fruta cheia de texturas  

 

Se a Jabuticaba Fosse um Som:

Com relação a Altura: Seria um som agudo, pois é pequena e é uma fruta que explode emitindo som de estalo.

Com relação a Intensidade: Seria um som forte pois sua cor é preta e é uma fruta que explode. 

Com relação ao Timbre: Seria um som semelhante ao de bloquinhos percussivos,  pois é uma fruta que não balança.

 

DINÂMICAS  MUSICAIS  

Dando continuidade ao processo de construção do jogo musical, nos apoiamos no material levantado sem ignorar as camadas subjetivas. Definimos então, que em uma apresentação interativa com o público a Amora estaria para uma dinâmica de “aquecimento” da plateia, uma equalização da frequência do espaço para trazer a energia do público para a atmosfera da apresentação artística.

Como a palavra Amora começa e termina com a letra “A” insinuando um movimento de looping da palavra, buscamos exercícios vocais que explorassem a abertura que o som da letra sugere, explorando melodias que permitissem esse mesmo movimento cíclico, dando possibilidade para algumas sobreposições dessa vocalização.  

 

Entendemos essas sobreposições como essa “Fruta cheia de Texturas” e dentro dessa ideia de camadas vocais criamos um Jogo, onde a dinâmica de Intensidade do Som deve ser explorada a partir da regência dessa vocalização, propondo uma dinâmica sonora com a plateia. 

 

Para quebrar com a frequência vocal estabelecida dentro desse jogo de aquecimento com a plateia, buscamos na Jabuticaba outras possibilidades  sonoras para esse momento, já que em suas características encontramos um som de estalo, algo que se rompe, pontual para essa troca de dinâmica sonora. 

 

Como dentro da palavra Jabuticaba encontramos a divisão de sílabas “ca - ba”, que poeticamente falando, por uma letra não sugere o fim, criamos uma dinâmica de jogo em que  a divisão silábica da palavra Jabuticaba se relacionasse ritmicamente com a frase “já vai começar”, dentro da divisão: “Ja-Bu-Ti-Ca-Ba” e “Ja-Vai-Co-Me-Car”. 

 

Pensamos que no roteiro de uma apresentação artística, este momento seria a quebra do aquecimento com a plateia seguido da informação cantada para o público que o espetáculo já vai começar, sem precisar usar de diálogos que fugissem do ritmo.

 

Para desenvolver essa ideia, voltamos ao poema musicado lançado no EP “Universo Diverso”  de 2021, e ouvimos a canção “Jabuticaba”. 

 

Partindo do universo sonoro da canção do EP, criamos o jogo. Estabelecendo um ritmo pela repetição “Jabuticaba” e “Já vai começar”, propomos que a plateia complete a frase dentro desse mesmo ritmo estabelecido:  

 

“Jabuticaba

Jabuticabá

Jabuticaba

Ja?

e a plateia diz:

vai começar” 

Jabuticaba:  

redonda 

preta 

suave 

doce 

explode 

tem som 

tem mais de uma semente 

brilha 

é pequena 

não balança 

se fosse um som seria um estalo

se fosse um objeto seria uma bolinha de pingue pongue 

MÚSICAS

Amora
Jabuticaba
Acessibilidade
3.png

MÚSICA:

"Barco de Melancia"

Data de publicação: 08/10/2024

“Barco de Melancia” é o título do segundo jogo musical interativo deste projeto que vamos detalhar o processo de criação artística. 

 

CARACTERÍSTICA DA FRUTA

Para escolha da fruta Melancia como tema do jogo musical, foi feita a seguinte dinâmica: em um primeiro momento os artistas pesquisadores voltaram a assistir o vídeo de experimentação artística produzido através do Edital Aldir Blanc 2022 onde está registrado o processo de 04 canções em torno do tema Universo Diverso.

Em um segundo momento, os artistas pesquisadores analisaram as características das  frutas que fizeram parte do projeto - Melancia, Fruta do Conde, Uva e Pera - relacionando  as suas características com as camadas subjetivas insinuadas nas músicas criadas.

Em um terceiro momento os artistas pesquisadores utilizaram esse material para  criar uma rima, propondo o jogo de pergunta e resposta que relacionasse uma característica da fruta a um contexto lúdico. Das rimas criadas, a rima do “Barco da Melancia” foi a escolhida para dar continuidade a criação artística do jogo musical interativo.

 

Resultado da Dinâmica: 

 

CARACTERÍSTICAS DA MELANCIA 

arredondada 

lisa 

grande 

verde 

aguada 

doce 

sementes pretas 

dura

Rima “Barco de Melancia” 

“Se eu fosse fazer um barco 

da casca de uma melancia 

por fora seria verde 

por dentro, que cor seria?”

 

CARACTERÍSTICAS DO SOM

Após definir a fruta do segundo jogo musical a ser criado, partimos para o processo de relacionar as características da fruta às características do som, buscando acrescentar outras camadas de subjetividade nessa relação. 

 

Se a Melancia Fosse um Som:

Com relação a Altura: Seria um som grave, pois é grande e rasteira,  é uma fruta pesada.  

Com relação a Intensidade: Seria um som forte pois é uma fruta que tem uma casca dura.

Com relação ao Timbre: Seria um som semelhante ao som do pau de chuva,  pois é uma fruta aguada por dentro e cheia de sementes.

DINÂMICAS  MUSICAIS

Dando continuidade ao processo de construção do jogo musical, nos apoiamos no material criado sem ignorar as camadas subjetivas. 

 

Definimos então, que a rima do “Barco de Melancia”, dentro do roteiro para a apresentação artística, poderia provocar uma interação com o público de forma a gerar sons sobrepostos, visto que a rima termina com uma pergunta que permite que o público compartilhe suas respostas individualmente. Desta forma,  imaginamos que as respostas não serão necessariamente iguais e em uníssono, portanto, criaremos junto à plateia uma composição de variadas camadas sonoras trazendo como referência uma orquestra em que cada indivíduo com seu instrumento toca uma música diferente.

 

Para quebrar com essa dinâmica, e retomar o estado de atenção do público, construímos um comando rítmico em que um movimento corporal percussivo rege a guitarra - instrumento escolhido para tocar a canção. O diálogo entre o movimento corporal e o instrumento pretende direcionar o estado de atenção do público para uma nova dinâmica musical dentro da construção desse jogo musical interativo.

 

Desenvolvendo ainda mais o jogo musical a partir da estrutura criada, foi elaborada uma rima para a segunda estrofe, mantendo a ideia de provocar a interação do público com uma pergunta, de forma a gerar respostas sobrepostas. A rima criada para a segunda estrofe personifica a Melancia fruta, fazendo uma ponte com a música criada a partir do Edital Aldir Blanc 2022, sem perder a ideia da dinâmica que vem sendo construída.

 

“O que quase ninguém sabe 

é que a tal da melancia 

não queria ser um barco

outro sonho ela teria.

que sonho poderia ter 

uma tal de Melancia? 

pesada

rasteira

lambuza

escorre

se fosse um som seria crocante

se fosse um instrumento seria um pau de chuva

se fosse um objeto seria um barco

MÚSICA

Melancia
Acessibilidade
4.png

MÚSICA:

"Do pé de fruta, da fruta que dá"

Data de publicação: 15/10/2024

“Do Pé de Fruta, Da Fruta que Dá” é o título do terceiro jogo musical interativo deste projeto que vamos detalhar o processo de criação artística. 

 

CARACTERÍSTICA DA FRUTA

O argumento para criação do terceiro jogo musical interativo, como nos outros jogos criados dentro desta pesquisa, parte do EP Universo Diverso lançado em 2021. Porém desta vez, nos debruçamos sobre uma dinâmica que possibilitasse ao tema do jogo musical, um contexto mais abrangente do que o universo de uma ou duas frutas, pois para além da fruta enxergamos a sua árvore e o entorno que ela habita.

 

Para tanto, fizemos a seguinte dinâmica: Dentro desse processo de pesquisa nos dedicamos à observação do entorno do nosso quintal. Prestando atenção nos detalhes, percebemos as árvores frutíferas e não frutíferas, o relevo do terreno construindo margens no campo de visão e principalmente a grande movimentação de pássaros, em sua maioria Aracuãs, pousando de galho em galho e propondo camadas de balanços para além do movimento do vento. 

A partir dessa observação, foi feito o exercício de escrita onde fizemos uma lista das características do nosso quintal e os detalhes objetivos e subjetivos do que observamos. A partir do material recolhido, foi construído um poema ou história que expressasse esse contexto.

Resultado da Dinâmica: 

 

CARACTERÍSTICAS DO QUINTAL

árvores frutíferas

árvores não frutíferas 

bananeira 

pé de pitanga 

montanha de grama 

barranco 

movimento do vento 

balanço de galho 

arvoroso 

composteira

História/Poema: 

“Do alto da árvore eu ouvi um canto

vim correndo para ver o que há

era Aracuã voando 

cantando 

de um pé de fruta

qual fruta que dá?

Aracuã quando me viu voou 

o seu cantar ecoou”        

 

CARACTERÍSTICAS DO SOM

Após definir o contexto do terceiro jogo musical a ser criado, partimos para o processo de relacionar as características do nosso quintal às características do som, buscando acrescentar outras camadas de subjetividade nessa relação. 

 

Se o nosso quintal Fosse um Som:

Com relação a Altura: Seria um som agudo, pois há diversidade de cantos de pássaros e tem muitas árvores que fazem a gente olhar pra cima.   

Com relação a Intensidade: Seria um som fraco pois é um lugar que desacelera o coração, e  transmite suspensão e  leveza.  

Com relação ao Timbre: Seria um som semelhante ao som do tambor, pois ele ecoa e é orgânico.  

 

DINÂMICAS  MUSICAIS  

Dando continuidade ao processo de construção do jogo musical, nos apoiamos no material criado sem ignorar as camadas subjetivas. 

 

Definimos então, que dentro do roteiro para uma apresentação artística, este terceiro jogo poderia propor uma dinâmica de pergunta e resposta. Como referência para criação deste tipo de dinâmica musical passamos a ouvir algumas canções populares como o repertório de alguns grupos de maracatu como “Estrela Brilhante”, “Encanto do Dendê” e “Leão Coroado”.  Em um segundo momento utilizamos a escrita criada a partir dos exercícios feitos em torno do contexto do nosso quintal para definir as rimas de pergunta e resposta. Optamos por criar uma frase fixa de resposta para o público: “Do pé de fruta da fruta que dá”.

A frase é subjetiva e enquanto resposta, no jogo musical, permite que a pergunta feita permeie os vários entornos do contexto da escrita produzida, dando margem ainda para possíveis improvisos durante o jogo com a plateia.

sabiá 

canto do passarinho 

folhas caindo 

folhas dançando

banana mordida 

bicho que cisca 

minhoca

galho se pendurando 

aracuã voando 

aracuã cantando 

MÚSICA

Do Pé de Fruta, Da Fruta que Dá
Acessibilidade
5.png

MÚSICA:

"Rima Descascada"

Data de publicação: 22/10/2024

“Rima Descascada” é o título do quarto jogo musical interativo deste projeto que vamos detalhar o processo de criação artística. 

 

CARACTERÍSTICA DA FRUTA

Para escolha da fruta Abacate como tema do jogo musical, foi feita a seguinte dinâmica: Foram escritos em alguns papeis o nome de algumas frutas. Os papeis foram dobrados e colocados dentro de um recipiente para serem sorteados. A partir do primeiro papel dobrado, contendo o nome da primeira fruta sorteada é que se desenvolveu o exercício. O artista pesquisador que sorteou a primeira fruta leu a palavra em voz alta e o segundo falou uma outra palavra que rimava com a primeira palavra. A única regra do exercício criada pelos artistas pesquisadores é a de que as palavras escolhidas para serem anotadas deveriam sempre pertencer ao Universo Diverso das Frutas. Caso as rimas acabassem, outro papel deveria ser sorteado. Assim os artistas pesquisadores, levantaram algumas propostas de rimas e definiram as palavras que rimam: Abacate e Tomate como ponto de partida para criação do quarto jogo musical.

Resultado da Dinâmica: 

 

CARACTERÍSTICAS DO QUINTAL

Rima com Tomate 

Erva-Mate 

Desmate 

Verde 

Caroço

Macio 

Liso      

 

CARACTERÍSTICAS DO SOM

Após definir a fruta do quarto jogo musical a ser criado, partimos para o processo de relacionar as características da fruta às características do som, buscando acrescentar outras camadas de subjetividade nessa relação. 

 

Se o Abacate Fosse um Som:

Com relação a Altura: Seria um som grave, pois  é uma fruta pesada.  

Com relação a Intensidade: Seria um som forte pois é uma fruta que tem um caroço

Com relação ao Timbre: Seria um som semelhante ao som da viola, pois ele tem um buraco e é macio.

 

DINÂMICAS  MUSICAIS  

Dando continuidade ao processo de construção do jogo musical, nos apoiamos no material criado sem ignorar as camadas subjetivas.

Definimos então, que dentro do roteiro para uma apresentação artística, este quarto jogo poderia propor uma dinâmica de rimas e adivinhação, sugerindo uma ideia de “repente”.

Como referência para criação deste tipo de dinâmica musical passamos a assistir alguns vídeos de “repentistas” como Teixeirinha e Otacílio Batista e duelos de rimas. 


Em um segundo momento utilizamos as palavras dos exercícios feitos em torno das características da fruta para definir as rimas que fariam parte do jogo musical interativo com o público. Optamos por propor a brincadeira de adivinhação utilizando apenas um instrumento percussivo - o pandeiro.


Utilizamos o próprio instrumento como provocador da brincadeira na primeira estrofe da canção:


“O pandeiro toca agora 
a gente vai ter que rimar 
cada sílaba que eu falo 
uma palavra vai formar”

Em um segundo momento a própria música anuncia para o público que eles vão ser desafiados:

“No balanço da batida 
um desafio eu vou lançar”

O jogo de adivinhação consiste em o público adivinhar o nome da fruta através da sílaba das palavras:

“Se eu deixar somente o A vai ficar A
Se eu juntar o B e o A vai ficar BA
Se eu juntar o C e o A vai ficar CA 
Se eu juntar o T e o E vai ficar TE 
A-BA-CA-TE” 
 
A próxima estrofe conclui o desafio de adivinhação da palavra Abacate:

“Abacate é a palavra 
lançada neste refrão 
fruta boa descascada 
no jogo dessa canção”

A estrofe relaciona o descascar da fruta com a divisão silábica da palavra.
Em um próximo momento o desafio é lançado outra vez. Desta vez trazendo a divisão silábica da palavra Tomate, que rima com Abacate.
Para concluir o desafio de adivinhação desta palavra, a rima traz uma informação importante: Tomate também é fruta. 


“Abacate é uma fruta 
todo mundo sabe bem 
Tomate também é fruta
Tomate é Fruta também”

Tem um buraco 
Dá pra cavar 
Dá pra esmagar 
Pastoso 
Sem gosto 
Pesado 
Cabe na palma da mão

MÚSICA

Rima Descascada
Acessibilidade

_________________________________________________________________________________________________

Experimentação Musical: Processo de Composição de Jogos Musicais a Partir do EP Universo Diverso​

LIBRAS:​

NOTÍCIA

Escola de Criciúma recebe sessões gratuitas de projeto musical do Grupo Cirandela

  • whatsapp (3)
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube

© 2021 por Grupo Cirandela.

bottom of page