UNIVERSO DIVERSO 

"Universo Diverso - Poemas Musicados" é o mais novo projeto musical do Grupo Cirandela. O projeto foi selecionado no Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura - Edição 2020 na categoria "Música", e tem como objetivo a produção e lançamento de 05 canções inéditas do Grupo Cirandela.

As canções que integram o projeto foram inspiradas nos poemas do livro "Pomar de Brinquedo" da autora catarinense Eloí Bocheco. A obra literária de Eloí Bocheco é material de pesquisa e produção artística desde o início do Grupo Cirandela.

Conhecemos sua obra em 2010 por meio de uma pesquisa que fizemos sobre autores catarinenses que trabalham com a Literatura Infantil. Lemos alguns de seus livros e musicamos dois poemas:

"Uni...Duni... Teia..." e "As Meias da Ema", canções que integram o EP "Cata-Rima", primeiro EP do grupo lançado em 2014. Entramos em contato com Eloi e ela muito generosa e receptiva nos encaminhou alguns de seus livros, entre eles o livro de poemas "Pomar de Brinquedo", onde cada poema fala sobre uma fruta.

“Universo Diverso” é um trabalho que fala sobre a diversidade de ser. Inspiradas nos poemas, as composições musicais do Grupo Cirandela partiram da diversidade que o livro propõe em torno do universo das frutas, traduzindo cores em sons e texturas e sabores na cadência melódica e arranjo de cada peça musical. Dessa forma, cada música possui uma identidade própria, se apresentando como um universo particular que compõe um “universo diverso”. Um repertório musical que atravessa vários ritmos, gêneros e experiências sonoras.


A canção “Rei” apresenta um Abacaxi Rei dos frutos revestido de coroa e casca grossa rústica, que ao longo da canção se mostra como polpa de renda dupla docinha e saborosa. 


Já a música “Banana” traz as adversidades que se enfrenta para amadurecer: “o cacho, o balanço o vento a girar, a chuva lá fora o granizo a pesar, a praga que pinta, a seca a queimar. Banana cai, não cai...”.

Jabuticaba propõe um divertido jogo de palavras com o nome da própria fruta: Ja-bu-ti-ca-ba? Ja-bu-ti-ca-bá!, e convida quem ouve a canção à provar uma Jabuticaba, afinal “fruta madura deixa pássaro mudo...”.


“A Flor do Maracujá” fala do processo de transformação da flor em fruto, da beleza que se transforma e se resiginifica através do amadurecimento proporcionado pelo tempo. 


A canção “Pêssego” fala da trajetória da fruta que “chegou no Brasil no bolso do navegador”, e que o sabiá adora bicar.

WhatsApp Image 2021-11-27 at 01.09.53.jpeg

FICHA TÉCNICA

Canções inspiradas no livro "Pomar de Brinquedo" da autora Eloí Bocheco.

Direção Artística: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade.
Composições Musicais: Priscila Schaucoski
Produção Musical e Arranjos: Bruno Andrade
Arranjos Vocais: Priscila Schaucoski
Vozes: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade
Vozes adicionais na música "Abacaxi": Antônio Rozeng, Marcelo Ciepielewski e Flávia Coelho.
Samplers, guitarra e violão: Bruno Andrade
Projeto Gráfico: Bruno Andrade

Gravado entre setembro e novembro de 2021 no estúdio do Grupo Cirandela - Criciúma/SC.

Mixado por Beto Fonseca no estúdio "Um Lugar" - Florianópolis/SC.

Masterizado por Renato Pimentel no The Magic Place Estúdio - Florianópolis/SC.

 

Ouça agora mesmo os poemas musicados!

ABACAXI

Abacaxi

MARACUJÁ

Flor do Maracujá

BANANA

Banana

PÊSSEGO

Pêssego

JABUTICABA

Jabuticaba